Lideranças regionais do poder público, iniciativa privada e terceiro setor que integram o programa Líder Sebrae/Amurel reuniram-se ontem, 20, no auditório da Amurel. A primeira reunião iniciou às 17 horas e teve o objetivo de oportunizar a cada grupo que compõem os cinco eixos de desenvolvimento regional, elencados ao longo de 2018, de explanar sobre o estágio em que se encontram as tarefas e ações estabelecidas. Os eixos de desenvolvimento têm metas, objetivos e prazos a cumprir e o andamento deles precisam ser socializados, até mesmo pela transversalidade que há entre os mesmos. Os eixos são: Infraestrutura; Agronegócio; Turismo; Educação, inovação e tecnologia; e Inovação na gestão pública.
O encontro teve a coordenação e condução do consultor do Sebrae Luiz Ricardo de Souza. O último encontro com a participação direta do Sebrae será em novembro. Após esta data o projeto deverá ganhar independência, com governança própria.
Costa Verde & Mar
Após a primeira reunião, às 19 horas, o grupo ouviu a palestra da presidente da Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo e presidente do Colegiado de Turismo da Costa Verde & Mar, Zene Drodowski. Ela falou sobre a experiência exitosa da criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar). Localizada na região centro norte do Estado de Santa Catarina, a Costa Verde & Mar é uma região turística formada por 10 municípios. Criado em 2005, o Consórcio conquistou uma série de avanços ao turismo, tanto no âmbito municipal quanto no aspecto da regionalização das ações. “Nâo consigo imaginar nem metade desses avanços sem a existência do Consórcio, principalmente para os municípios, já que a maioria deles não teria estrutura para fazer frente a tantas demandas. Nossa região era outra antes do Consórcio”, ponderou a palestrante.
A Amurel criou recentemente o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário – CIM/Amurel, presidido atualmente pelo prefeito de São Ludgero Ibaneis Lembeck. A intenção é tornar o CIM/Amurel a entidade capaz de desempenhar na região da Amurel papeis como o Citmar exerce no turismo naquela região do centro norte.
–
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação/Amurel