A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) realizou sua última assembleia de 2019 na manhã desta quinta-feira (12). Sob o comando do presidente Roberto Kuerten Marcelino, prefeito de Braço do Norte, foi realizada pelo Contador Ramon Mendes a prestação de contas do 5º bimestre do ano.
Foi apresentado proposta da empresa Shopping de Ideias, que visa integrar a comunicação das associações de municípios do Sul do Estado.
Os representantes também relataram a visita feita ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), para solicitar o recebimento dos recursos especiais que permitam para novo julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF), da Ação Civil Pública que pede a proibição de uma fosfateira em Anitápolis.
Foi autorizado pelos Prefeitos a elaboração de dois projetos que visam a integração regional. Ponte ligando Tubarão a Capivari de Baixo e a rodovia Ageu Medeiros, que liga Tubarão a Laguna.
O colegiado de prefeitos também definiu indicações institucionais. Para o colegiado da Fecam, Clésio Bardini de Biasi (Treze de Maio); para o Consórcio de Informática para a Gestão Pública Municipal (Ciga), Robson Jean Back (São Martinho); para a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Wanderlei Marega (Gravatal); e para a Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), Roberto Kuerten Marcelino (Braço do Norte).
O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel, Ibaneis Lembeck (São Ludgero), fez um rápido resumo do convênio assinado com o governo do Estado referente ao Projeto Recuperar, que visa a manutenção das rodovias estaduais. A empresa Setep venceu a licitação para as vias pavimentadas e a concorrência para as vias não pavimentadas restou deserta. Desta forma, ainda não está definida a empresa que assumirá este serviço.