You are currently viewing Amurel celebra 50 anos com novos desafios

A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) celebra nesta sexta-feira (14) seu cinquentenário. Fundada em 14 de agosto de 1970 com o intuito de unir os municípios da região em torno de objetivos comuns, a Amurel pode se orgulhar de ter alcançado esse objetivo em sua trajetória. “Conquistas como a duplicação da BR-101, o aeroporto regional e a pavimentação asfáltica para ligar todos os municípios da região foram possíveis graças ao empenho da associação”, testemunha Celso Heidemann, diretor-executivo.

Atualmente, a união entre os municípios tem propiciado a discussão sobre formas de combater a pandemia do coronavírus. A luta pela revitalização da Serra do Corvo Branco e o desenvolvimento de um plano regional integrado de turismo também são desafios atuais.
Celso conhece a história da associação também por outras perspectivas, já que foi prefeito de Santa Rosa de Lima por oito anos e presidente em 2010, quando a entidade completou 40 anos. “Quando fui prefeito eu percebi a importância da Amurel para os municípios. Especialmente para os pequenos, que não têm grande estrutura administrativa”, completa. “Outras grandes contribuições são as lutas pelo pacto federativo e a autonomia financeira dos municípios. Por exemplo: uma maior participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as marchas a Brasília são exemplos de grandes conquistas da unidade dos prefeitos”. Celso destacou ainda o combate à transferência de atribuições aos municípios sem contrapartida financeira.

A fundação ocorreu num momento em que os municípios sentiram que, unidos, teriam melhores condições de pleitear atenção dos governos estadual e federal. “O mesmo já ocorria com outras regiões do Estado, com sucesso. Assim começou a história”, explica o ex-prefeito de Gravatal, Hênio Bez. O primeiro presidente da Amurel foi o então prefeito de Tubarão, Dilney Chaves Cabral. Hênio foi o quinto a ocupar o comando da instituição e recorda de um momento histórico em que a Amurel foi decisiva. “Na enchente de 1974, foi essencial ter uma associação para que os municípios pudessem se recuperar mais rapidamente”.

Presidente da Amurel, o prefeito de Treze de Maio Clésio Bardini de Biasi atesta o benefício público que a associação traz. “Os municípios economizam muito com o suporte que a Amurel dá. Aqui há uma equipe que trabalha muito. Muitas vezes é um trabalho de assessoria ou capacitação que não aparece para o público, mas faz muita diferença no trabalho das prefeituras”, resume.