Gestores das pastas de Cultura e Turismo dos municípios da região e outras pessoas com interesse nas duas áreas formaram o público presente ao Seminário Regional de Cultura e Turismo, realizado nessa quinta-feira, 14, nas dependências do Hotel Termas Internacional, em Gravatal. O evento foi uma promoção do Colegiado de Cultura e Turismo da Amurel, com apoio da Associação de Munícipios da Região de Laguna (Amurel), prefeitura de Gravatal e prefeitura de Imbituba.
O objetivo do encontro foi de despertar aos envolvidos nas áreas da cultura e turismo o potencial dos 18 municípios como atração turística e o que as duas áreas representam ou podem representar para o desenvolvimento socioeconômico.
Ângelo é publicitário e profissional em coaching life e programação neurolinguística. Foi diretor de Comunicação e Imprensa da prefeitura de Gramado (RS) e desde 2017 é secretário de Turismo e Cultura da cidade de Canela (RS). É o atual presidente do Conselho dos Dirigentes de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo.
Cristiani de Jesus é a presidente da Fundação de Cultura de Porto Belo e atua há 33 anos como servidora pública, sendo pelo menos metade deste período, na área da cultura.
O prefeito de Grão Pará, vice-presidente da Amurel Hélio Alberton Júnior representou a Associação de Municípios no evento.
Para a coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo Paula Rocha Vieira, Gestora de Turismo de Imbituba, o evento cumpriu o objetivo à medida que as palestras, de alto nível, foram esclarecedoras e motivadoras. “O Seminário é o primeiro evento deste segmento realizado pelo Colegiado de Turismo e Cultura, e tivemos grande sucesso. Movimentos como esse são importantes para integração dos municípios, troca de experiências, através das palestras que foram valiosas, do Ângelo e da Cristiani.
Ações como essa estimulam e despertam os gestores, compartilhando experiências para desenvolver nosso propósito: transformar o destino turístico Caminhos Serra Mar, no destino de Turismo Criativo, Cultural, de Ecoturismo e Gastronômico, através do desenvolvimento sustentável, inclusão social e preservação dos recursos naturais”, avalia a coordenadora.