As obras de construção da ponte Dr. Stelio Cascaes Boabaid, que ligará a avenida principal de Tubarão – Marcolino Martins Cabral – ao centro de Capivari de Baixo, estão a todo vapor. Nas próximas semanas, o local da cabeceira Norte da ponte, no bairro Santo André em Capivari de Baixo, já deverá receber os primeiros operários da empresa vencedora da licitação.
Um dos entraves que impedia o começo dos trabalhos no lado capivariense era uma árvore da espécie Flamboyant (flores vermelhas), nativa da Mata Atlântica, que estava bem no caminho da obra. Nesta segunda-feira (25), foi realizado o transplante da árvore para o Parque Ambiental Encantos do Sul em uma delicada operação que durou sete horas.
A equipe do Parque fica responsável por sua manutenção, e o procedimento requer muitos cuidados, já que é uma planta que necessita de solo úmido e boa terra. A engenheira agrônoma Cariny Figueiredo foi a responsável técnica pelo transplante. Ela destaca que tudo ocorreu como planejado e não houve nenhum incidente. “Agora, é cuidar da Flamboyant e o Parque Ambiental Encantos do Sul fará isso muito bem. Esta conservação contínua irá perdurar por, no mínimo, 30 dias (adubação, terra preparada e água).
A obra da ponte Dr. Stelio Cascaes Boabaid foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel), com recursos do Governo do Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 18,6 milhões.
A ponte terá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura será construída sobre o Rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, no final da Avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da Avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo.
Informações e fotos: capivaridebaixo.sc.gov.br/