Na última semana o Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar participou de uma reunião com Observatório Social do município de Tubarão apra falar sobre os trabalhso e projetos exevutados pelo Comitê.
Os representantes do Observatório, preocupados com as recentes cheias e o risco de novas ocorrências, quiseram saber o que vem sendo feito pelas Autoridades para minimizar os riscos de novas cheias.
O presidente do Comitê Woimer José Back explicou as ações em andamento, as em estudos e outras sugestões, todas para minimizar os riscos. A bacia hidrográfica precisa implantar, investir num conjunto de várias ações e frentes, para reduzir os riscos. Neste momento a maior preocupação está em conquistar a Licença Ambiental de Instalação do IMA para a Redragagem do rio Tubarão, desde a divisa dos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo, até os molhes em Laguna, inclusive. Ocorre que a Licença Ambiental Prévia vence em agosto/2022, sem previsão de renovação, podendo comprometer até esta etapa já conquistada do licenciamento.
O desejo de todos é que o IMA possa liberar a Licença Ambiental de Instalação nos próximos dias e desta forma o Governo do Estado poder licitar a Redragagem em quatro lotes, partes, iniciando por Laguna, antes das restrições do período eleitoral. Na ocasião, o ComitÊ também explicou sobre a estrutura e funcionamento da entidade.