O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-AMUREL) teve sinalização positiva quanto ao projeto cadastrado junto ao Ministério do Ministério, Pecuária e Abastecimento (Mapa), referente ao Programa Fortalece Sociobio.
A proposta prevê dois pontos:
– Cultivos de plantas aromáticas e medicinais destinadas à produção de óleos essenciais orgânicos e medicamentos fitoterápicos;
– Implantação de duas unidades de fabricação artesanal de produtos derivados da carne do porco macau, incluindo o aumento de plantéis junto a pequenos produtores rurais de Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, São Martinho e Grão-Pará.
A proposta foi apresentada pelo CIM-AMUREL, e a mesma destaca que os municípios em questão têm características semelhantes, bem como todos ainda mantém a cultura da criação do porco macau, mesmo que em pequena escala. Desta forma, queremos que o projeto se torne uma alternativas importantes renda para os pequenos agricultores, e para manter viva a história da região, além dos benefícios na área da saúde.
O programa é coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), em articulação com as demais unidades do Ministério da Agricultura, e realizado com o apoio técnico e financeiro de organismos internacionais, fundos e bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, entidades da sociedade civil, outros Ministérios, entes federativos e setor empresarial.
As ações são executadas por meio de chamadas públicas específicas e outros instrumentos jurídicos de contratação necessários para viabilizar o financiamento dos projetos, além da integração de políticas públicas já existentes que apoiam as ações de Bioeconomia.