O Ministério do Meio Ambiente habilitou oficialmente a proposta do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação de Municípios da Região de Laguna (CIM-AMUREL), que trata do Edital de Chamamento Público Nº 1, de 14 de setembro de 2022 – seleção de projetos para a implantação de biodigestores em escolas públicas.
Apenas sete propostas de todo o País foram aprovadas – uma delas, a nº 025191/2022, apresentada pelo CIM-AMUREL, que contempla dez escolas de Armazém, Capivari de Baixo, Tubarão e Sangão, contemplando 3,1 mil alunos. O valor global é de R$ R$ 164.222,20.
As escolas contempladas são: Lauro Locks (Armazém); Vitório Marcon, Pequeno Polegar e Stanislau Gaidzinski Filho (Capivari de Baixo); João Manoel de Souza (Sangão); João Hilário de Melo, João Paulo I, Manoel Rufino Francisco, Professora Maria Emília Rocha e São Martinho (Tubarão).
O projeto prevê benefícios econômicos, como a economia de gás e a possibilidade de emprego em sistemas de saneamento básico, e ambientais, como ampliação da reciclagem e a diminuição dos impactos da saúde. “É uma alternativa para se buscar uma fonte de energia barata, preservando o meio ambiente e principalmente o uso do próprio lixo orgânico de forma sustentável”, destacou o presidente do CIM-AMUREL, Ibaneis Lembeck, prefeito de São Ludgero.
As fotos são do projeto piloto da Prefeitura de Ilhabela, em São Paulo, que instalou um biodigestor na E.M. Paulo Renato Costa Souza.