O Circuito Desafio de Anita é o mais novo circuito de cicloturismo de Santa Catarina. Projetado para ser desbravado em três dias pelas cidades de Tubarão e Laguna, o circuito conta com 132km de biodiversidade: rios, praias, estradas rurais, estâncias termais e a riqueza do patrimônio histórico e cultural da região que é berço de Anita Garibaldi. O/A cicloturista é convidado a realizar uma aventura inesquecível sobre duas rodas: percorrer os primeiros caminhos da Heroína de Dois Mundos.

UM CIRCUITO AUTOGUIADO

O Circuito Desafio de Anita é autoguiado. Para participar o/a cicloturista precisará fazer a sua inscrição no site oficial do circuito www.circuitodesafiodeanita.com.br e realizar o seu cadastro. A partir do dia 28 de maio de 2021, data de lançamento do circuito, cada participante inscrito terá acesso às planilhas, guia de viagem e arquivos dos mapas em GPX no site do circuito. Durante o percurso, o/a cicloturista também encontrará placas e setas indicativas em postes como sinalização complementar.

Existem pontos de check-ins ao longo do circuito: QR Codes que o participante precisará acessar com o celular para comprovar sua chegada em cada local. Ao completar o Circuito Desafio de Anita e fazer o checkpoint que comprovará os 132 km percorridos, o/a cicloturista inscrito/a recebe medalha e certificado de participação.

DADOS GERAIS:

Percurso: total: 132km

Tempo sugerido de viagem: 3 dias

Dificuldade: Moderada

Altimetria total: 507 m

Tipo de Trilha: Mão única

PRIMEIRO DIA (59,5 Km – Tubarão ao Farol de Santa Marta)

O circuito inicia em Tubarão Terra de águas termais, da Ferrovia Dona Tereza Cristina, do Rio Tubarão e do artista plástico Willy Zumblick.

O primeiro check-in está no Rio do Pouso Termas Hotel, que está situado na margem esquerda do Rio Tubarão, à 12 km do centro da cidade.

No Primeiro dia o/a cicloturista terá a oportunidade de conhecer o Museu Ferroviário que conta a história da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. Na Estrada Geral da Madre visitará o monumento que demarca o local de nascimento de Anita Garibaldi. Pedalará pelas margens do Rio Tubarão acompanhando sua mudança geográfica desde as Termas do Rio do Pouso até Laguna. O final do percurso no primeiro dia é o Farol de Santa Marta, em Laguna.

SEGUNDO DIA (19,5 km – Farol de Santa Marta à Praia do Mar Grosso. Tempo livre para descanso) 

O segundo dia é planejado para o/a cicloturista recarregar as energias e conhecer Laguna: a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina. O/A cicloturista poderá visitar a Casa de Anita Garibaldi, os sambaquis, os casarões históricos com venda de artesanato local, ir até a Fonte da Carioca e encher a sua garrafinha com água pura. Subir o Morro da Glória e aproveitar a vista!

Conhecer a gastronomia típica da região com base na cozinha açoriana e a famosa Pedra do Frade. Visitar os Molhes da Barra e apreciar a pesca artesanal. Se tiver sorte poderá conhecer os botos pescadores. Poderá passear pelas dunas da Praia Grande, curtir o pôr do sol da Praia do Cardoso e descansar, pois o terceiro dia exigirá um pouco mais de força nos pedais.

TERCEIRO DIA (52,9 Km – Laguna ao Rio do Pouso Termas Hotel, em Tubarão)

O terceiro dia requer esforço, mas a paisagem do percurso compensa. Saindo de Laguna o/a cicloturista conhecerá a Lagoa de Cabeçudas. Chegando na Ponta das Laranjeiras verá de outra perspectiva a Ponte Anita Garibaldi. Pedalará ao lado dos trilhos da Ferrovia Dona Tereza Cristina, adentrará na zona rural com belíssimas paisagens e retornará à Estância Termal.

Lá precisará fazer o checkpoint que comprovará a execução total do circuito para retirar a medalha e o  certificado de participação  e compartilhar a experiência com amigos e amigas. Se desejar, poderá também mergulhar num banho relaxante à 37ºC. O hotel oferece day use além das diárias.

https://www.circuitodesafiodeanita.com.br/