You are currently viewing Prefeitos avaliam estragos nos municípios devido as fortes chuvas deste sábado.

A Região da Amurel foi muito atingida pelas chuvas das últimas 24h. Diversos municípios estão em alerta, tentando resolver os problemas desde as primeiras horas da manhã. Os prefeitos fizeram um relato com as principais informações de como foi o dia.

O Rio Tubarão, o maior da Amurel, transbordou, neste sábado (7), em vários bairros. Esta ação foi de encontro aos que as autoridades previam, de que apenas alagamentos seriam registrados, não inundações de grandes áreas devido a enchentes.

Em Tubarão o dia foi movimentado durante todo o dia e muitos problemas foram enfrentados. Pessoas foram retiradas de suas casas, ruas alagadas, casas invadidas pelas águas. As autoridades monitoram a todo momento, acompanhando os boletins meteorológicos.

Laguna

A situação não é diferente das outras vezes, diversos pontos de alagamento com algumas residências sendo invadidas com água, diversos pontos das vias que foram danificados, calçadas, porém não tivemos famílias desabrigadas. As pontes não foram abaladas. A nossa preocupação maior serão os resíduos que estão vindo do Rio Tubarão para as nossas praias. Teremos muito trabalho e muitos recursos precisarão serem investidos.

São Ludgero

A situação aqui também é bastante preocupante. O nível das águas subiram desde as primeiras horas da manhã, muita água, muita chuva. Nas comunidades, os riachos extravasaram, passando por cima de estradas e pontes. Final do dia, após as 18h, percebemos que alguns pontos a água baixou. A nossa preocupação é o que pode acontecer nos municípios da Encosta da Serra. Continuamos em alerta com toda a nossa equipe, já retiramos algumas famílias, nos pontos mais críticos e alojando no centro multiuso.

Braço do Norte

Aqui no município temos sete pessoas alojadas no Centro de Convivência dos Idosos, recebendo tudo que é necessário. O Centro ficará aberto para receber mais pessoas. Temos uma queda de barreira na comunidade de Tijuquinha, que será removida neste domingo. Uma ponte no bairro Rio Bonito foi interditada. Situações pontuais de queda de barreiras. Prestamos todo atendimento as famílias. Realizamos limpezas de córregos. As pontes que ligam Braço do Norte à Grão Pará estão com transito normal. Fizemos remoção de material na SC-108 nas primeiras horas da manhã. No bairro Nossa Senhora das Graças ainda temos casas com água dentro. No bairro Travessão uma ponte de madeira foi levada.

São Martinho

O Rio no centro da cidade chegou no nível 5,52m e depois começou a baixar. O grande problema foi muita chuva nos nossos afluentes. Varias pontes arrancadas e queda de barreiras, mas em relação as residências nada tão grave.

Rio Fortuna

Tivemos volume forte de chuva aqui, mas felizmente nenhuma casa invadida pelas águas. Por enquanto nenhuma família desalojadas. Os rios começaram a baixar no final do dia.

Gravatal

Nas últimas 24h, choveu 100 milímetros, chuva muito forte na madrugada. Amanhecemos com vários pontos de alagamentos e estradas interditadas. Ao longo do dia algumas já liberadas. Continuam interditadas as estrada do Sertão dos Medeiros para Sanga de Areia, estrada do Caeté para o Ângulo, estrada do São Roque, no aterro que fizemos após as cheias de dezembro e a água levou tudo, e a Estrada da Seri, que vai pra ilhota. Na comunidade da Seri tivemos que retirar algumas famílias também e alojamos no Salão Paroquial do Pouso Alto.

Santa Rosa de lima

Tivemos muita chuva em 24h, quase 130 milímetros. Os rios encheram muito. Temos muitos problemas no interior com quedas de barreiras, cabeceira de ponte. No período da tarde o Rio Braço do Norte baixou quase 2 metros. Fizemos retirada de barreira na SC-108. Retiramos uma família de casa, que estão em aluguel social.

Armazém

Tivemos duas casas com água dentro. Cabeceira da ponte que liga o centro da cidade aos bairro, caiu, somente a cabeceira, mas logo fizemos um paliativo para liberar o transito.

Pedras Grandes

No final do dia o nível do rio baixou quase qiatro metros. Temos dez famílias colocadas em abrigos. Nossas equipes estão em alerta de plantão. Temos o grupo Rede de Vizinhos que ajuda muito na divulgação de informações. As comunidades que estavam ilhadas já estão conectadas

Grão-Pará

Tivemos comprometimento de varias rodovias municipais. Rompimento de quatro redes de drenagem, pessoas ilhadas e uma rodovia totalmente bloqueada. Uma ponte que estava em construção foi atingida e três pontes provisórias foram totalmente carregadas. Tivemos ainda comprometimento no abastecimento de água em algumas situações. Retiramos pelo menos três famílias por motivo de segurança.

Imbituba

Bastante chuva, mais de 100 milímetros nas últimas 24h. Muitas vias prejudicadas. Nenhum problema maior. Retiramos uma família por questão de segurança. Pontos de alagamentos que ao longo do dia já baixaram.

Telefones de emergência
3621-9060 – Defesa Civil de Tubarão
193 – Corpo de Bombeiros
190 – Polícia Militar
153 – Guarda Municipal
0800 048 0196 – Celesc 
0800 702 2828 – Cergal