A Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) celebrou hoje o êxito do CONEXTUR – Conexão Sul Catarinense de Gestão, Turismo e Comunicação, um evento de destaque que reuniu especialistas e autoridades para dialogar sobre questões fundamentais relacionadas à gestão, turismo e comunicação.
Com uma programação rica e variada, o CONEXTUR ofereceu um espaço para importantes apresentações que enriqueceram a discussão. O Secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, abordou com maestria o tema “Atualização de Santa Catarina como Produto Turístico”, trazendo estratégias para o fortalecimento do turismo no estado, como a parceria com empresas é importante para o desenvolvimento regional. Em sua fala também destacou o fato de Santa Catarina estar cercada por riquezas naturais e produtos turístico, além de ser um estado com capacidade de desenvolver suas cidades para roteiros turísticos nas quatro estações do ano. “O turismo mudou muito nos últimos anos e hoje, aqui, você tem municípios, com o turismo como um desenvolvimento socio econômico, importante na parte pública e privada. Você tem uma nova alternativa para os moradores se identificar e fazer seu comércio. A AMUREL e a região entendendo a importância do turismo é um passo fundamental para o desenvolvimento em maior velocidade.”
Beto Martins, Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, compartilhou reflexões sobre “Os Principais Desafios da Logística Catarinense com Relação aos Portos, Aeroportos e Ferrovias”. Sua visão destacou os planos para o avanço nos setores, as ligações entre cidades e até portos com a nova construção de ferrovias, o maior investimento em aeroportos, citando Jaguaruna como um grande produto regional e outras 20 aeroportos do estado, sendo 13 subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo governo catarinense, um administrado por município e quatro pela iniciativa privada, não esquecendo também da importância dos portos para o desenvolvimento de economias locais, como o Porto de Imbituba e Laguna.
Milton Zuanazzi, Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, trouxe uma abordagem sobre “Regionalização e os Destinos”, fornecendo ideias valiosas para aprimorar a atratividade dos destinos regionais. Grandes parcerias devem ser empregadas com os setores públicos e privados, utilizando como base Gramado, a “Terra do Chocolate” e que não tem uma grande produção de cacau comparado a outras do Brasil e principalmente quando se comparado ao Pará, estado que produz 50% do cacau brasileiro. “Sabemos que a região tem atrativos, trata-se de transformar esses atrativos em produtos turísticos. O que é isso? Colocarmos prestação de serviços, quem guia, quem hospeda, quem alimenta, quem venda, este é o serviço que temos que colocar à disposição do turista. Assim conseguimos um bom produto e receber pessoas, apenas o atrativo sem o produto, temos apenas uma foto, algo que vejo, mas não me mobiliza para o local.”
José Agostinelli, Diretor do Hotel Termas do Gravatal, trouxe à tona o tema “Turismo Integrado”, apresentando perspectivas valiosas para o desenvolvimento sinérgico das atividades turísticas na região.
O jornalista Ildo Silva da Silva contribuiu com seu conhecimento sobre “Área Editorial e Comercial nos Veículos de Comunicação”, promovendo um debate sobre desafios e oportunidades na comunicação e a importância de sempre manter os veículos informados sobre projetos, avanços regionais e boas notícias.
O presidente da Amurel e prefeito de Laguna, Samir Ahmad, destacou a importância do evento. “Começamos bem este primeiro evento com foco no turismo, comunicação e gestão, onde pudemos ouvir dos palestrantes palavras de incentivo e otimismo para este setor. O turismo movimenta a economia no mundo todo e as cidades que partiram na frente estão colhendo os frutos, temos que aproveitar o momento que o estado vive. O turismo é a indústria sem chaminés do momento, parabéns à AMUREL por esse evento, mostrando que o futuro precisa de investimentos nessa área.”, afirmou Samir.
Também presente no evento, o secretário da Casa Civil, deputado estadual Estener Soratto afirmou ser responsabilidade do poder público participara ativamente destes debates. “Reunir o trade turístico para que eles, com o poder público e com os que movimentam o turismo no sul do estado, possam definir quais são os investimentos prioritários para atrair o turista para o a região. Aqui temos potencial com o turismo religioso, eventos, Serra-Mar, o que a AMUREL está fazendo é fundamental para chegarmos lá.”
Além das apresentações, houve uma breve exposição sobre a “Tomada de Laguna”, um evento que mergulha na história de Anita Garibaldi, enriquecendo o repertório cultural e turístico da região.
Estiveram presentes ainda os prefeitos de Gravatal, Clei Rodrigues, Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, São Martinho, Robson Jean Back, o coordenador do Colegiado de Cultura e Turismo da Amurel e Secretário de Turismo de Gravatal Thiago Deodato, representando a AMREC, Sandro Marques e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Fernando Vechi.
O CONEXTUR – Conexão Sul Catarinense Gestão, Turismo e Comunicação é uma realização da AMUREL com o apoio das empresas Solugrav, Hotel Termas do Gravatal, Hotel Internacional do Gravatal, Fundação InoversaSul e Painéis de Led Beto Bola.