Na manhã desta quinta-feira (20), a Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) promoveu a 1ª Reunião do Colegiado de Agricultura, reunindo secretários municipais do setor na Sala dos Prefeitos. O encontro teve como objetivo alinhar as diretrizes para o fortalecimento da agricultura regional, definir o calendário de atividades e eleger a nova coordenação do colegiado.
Durante a reunião, Celso Heidemann, Diretor Executivo da AMUREL, apresentou a estrutura da entidade e dos consórcios CIM-AMUREL e CISAMUREL, destacando a relevância da agricultura para o desenvolvimento econômico da região. Além disso, foi esclarecido o funcionamento do colegiado e apresentado um calendário provisório de cursos e eventos voltados para capacitação e aprimoramento das atividades agrícolas nos municípios.
Entre os encaminhamentos, ficou estabelecido que os secretários podem indicar suplentes por meio de ofício, garantindo representação formalizada nas reuniões. O calendário anual foi aprovado, com encontros programados para uma quarta-feira de cada mês, sendo a próxima reunião agendada para 23 de abril, no Centro de Treinamento de Tubarão (CETUBA).
Outro ponto importante do encontro foi a eleição da nova coordenação do Colegiado de Agricultura. Foram eleitos Abdon de Oliveira Vieira, secretário de Pesca e Agricultura de Laguna, como coordenador, e Luiz Henrique Ricken, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Fortuna, como vice-coordenador.

A reunião também contou com apresentações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que atualizou os participantes sobre os colégios agrícolas e ações voltadas para a pesca nas lagoas, e da Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA), que destacou sua estrutura e importância na comercialização de produtos agrícolas, além de se comprometer a fornecer contato com o Sebrae para treinamentos sobre nota eletrônica e fluxo de caixa para agricultores.
Voltadas para inspeção, controle de pragas e atividades sanitárias, a Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola (CIDASC) apresentou iniciativas voltadas para além da integração de médicos veterinários nos municípios. O encontro também debateu a realização de reuniões itinerantes na EPAGRI, CIDASC e CEASA para ampliar a troca de experiências e conhecimentos entre os gestores municipais.
Outro tema abordado foi a importância dos conselhos municipais e sua atuação junto à comunidade. Além disso, foi sugerida uma pauta para a próxima reunião, incluindo apresentação da estrutura da EPAGRI, políticas públicas como PRONAF e PRONANP e iniciativas voltadas ao controle do borrachudo.
Por fim, Késsia Niero, responsável pelo CIM-SISBI, apresentou um panorama sobre o sistema de inspeção municipal e estadual, enfatizando medidas para otimizar o acesso dos municípios aos serviços do consórcio.










