Na última semana, ocorreu a Reunião do Colegiado de Educação da AMUREL que trouxe importantes pautas voltadas à educação regional. A abertura foi feita pelo Assessor de Educação e Esportes da AMUREL Ailton Silveira Junior, seguida pela apresentação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, que destacaram projetos de preservação ambiental, propondo atividades educativas nas redes municipais.
Além disso, Graziela da Silva Nandi e Clariane Citadin, compartilharam as experiências do Seminário sobre Formação de Professores, abordando a formação inicial e continuada. As previsões do PNLD 2024, é de que o mesmo trará obras literárias e pedagógicas para professores e gestores a partir de outubro.
Outros destaques foram o Memorial de Gestão sugerido para garantir transições adequadas em ano eleitoral, os valores do Fundeb para 2024, e a apresentação sobre a FUCAP, que propôs capacitações para professores com foco na BNCC e na computação aplicada à educação básica. Houve também discussões sobre novas datas para as prestações de contas de programas como PDDE, PNAE e PNATE, além de informações sobre a Resolução CFN 788/2024, que define as atribuições dos nutricionistas.
A pauta incluiu ainda a educação inclusiva, com orientações sobre um manual do Ministério Público e o mapeamento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. O calendário escolar para 2025 foi revisado, e a minuta do Decreto SAESC foi apresentada aos municípios.
A próxima reunião do colegiado foi agendada para o dia 22 de outubro de 2024.
Saiba mais sobre a apresentação do Comitê.