You are currently viewing Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais realizou conferências dos direitos das pessoas com deficiência 

Matéria feita com base me matéria da FECAM!

Um dos eventos desse processo foi a segunda edição da Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no Auditório da AMUREL em 30 de novembro. O encontro reuniu participantes dos 18 municípios associados, além de contar com a presença de Paulo Suldovski, presidente do CONEDE/SC e consultor em inclusão e acessibilidade da FECAM, focando na análise, proposição e deliberação sobre o cenário presente e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência na região. 
 
O estado realizou 41 conferências municipais e regionais dos direitos da pessoa com deficiência, um feito notável que o destaca como líder proporcional nesse compromisso. Este esforço coordenado contou com o apoio da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e parceria de 21 associações de municípios, solidificando uma iniciativa que ultrapassou os limites municipais e alcançou praticamente todo o território catarinense. 

Paulo destaca o feito estadual, a importância da regionalização do processo e que, graças ao apoio da FECAM e dos colegiados regionais, mesmo os municípios sem conselhos específicos foram convidados a participar, garantindo uma abrangência notável. 

“Enquanto Amurel, penso que é uma política pública de significativa importância e transita em todas as demais políticas públicas. Quando paramos para discutir os direitos da pessoa com deficiência não é só sobre o que ela tem de direitos, mas como ela conseguirá acessar estes direitos, muitos já estão previstos na constituição, na saúde, na mobilidade urbana ou na legislação da assistência social, contudo não há regulamentação, planejamento ou orçamento para sua efetivação. Enquanto Amurel ficamos e estou muito feliz com a adesão à conferência. Agora novos desafios, dar suporte na estruturação e implantação dos conselhos municipais e na participação dos delegados na conferência estadual”, ressalta a Assessora de Assistência Social Ivania May. 

Saiba mais sobre a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da AMUREL