O mês de junho foi marcado por duas datas importantes. No dia 12, São Ludgero comemorou 61 anos e, no dia 21, Rio Fortuna, Imbituba comemoraram 65 anos, todas as datas são de emancipação.
Confira o que cada cidade fez no dia de seu aniversário:
São Ludgero – https://www.saoludgero.sc.gov.br/artigo/3382
Imbituba – https://www.imbituba.sc.gov.br/noticias/ver/2023/06/sessao-solene-comemora-o-aniversario-de-imbituba
Rio Fortuna – https://riofortuna.sc.gov.br/evento-com-escolha-da-realeza-marca-os-65-anos-de-rio-fortuna/
São Ludgero
Um lugar que carrega consigo uma rica história e uma identidade cultural única. Colonizado por imigrantes alemães, a cidade é conhecida por sua forte religiosidade e pelo título de “celeiro” de sacerdotes. O nome São Ludgero foi inspirado em dois padres devotos do santo, que trouxeram sua imagem para a região. Acredita-se que São Ludgero foi um guerreiro santo da região de Ultrech, na Alemanha.
Conquistou sua emancipação através da Lei nº 829, em 12 de junho de 1962, e sua instalação ocorreu em 15 de julho do mesmo ano. Com uma história rica e um povo orgulhoso de suas raízes, o município continua a crescer e a preservar sua identidade cultural, valorizando sua religiosidade e tradições germânicas, contribuindo para a diversidade cultural do Sul de Santa Catarina.
Rio Fortuna
Conta-se que o nome da cidade teve origem em uma caçada realizada pelos topógrafos da Empresa de Terras e Colonização, que estavam na região demarcando as terras para os colonos. Durante a caçada, os topógrafos e os caçadores mataram duas antas, que caíram no rio que até então não tinha nome. Impressionados com a façanha, os caçadores exclamaram “Glückfluss” (Que Fortuna! Rio da Sorte). Assim, o rio recebeu o nome de Fortuna, que posteriormente batizaria a cidade.
Emancipado no dia 21 de junho de 1958, Rio Fortuna preserva sua história de colonização e se destaca pela sua riqueza natural. Com uma paisagem encantadora e uma comunidade orgulhosa de suas raízes, o município segue seu caminho de desenvolvimento, valorizando sua cultura e preservando as tradições dos primeiros colonizadores.
Imbituba
O município foi oficialmente criado em 30 de agosto de 1923, pela Lei nº 1451, e instalado em 1º de janeiro de 1924. O engenheiro Álvaro Monteiro de Barros Catão foi nomeado como o primeiro prefeito de Imbituba, com Úgero Pittigliani como vice-prefeito. No entanto, em 6 de outubro de 1930, o município perdeu sua autonomia por meio do Decreto nº 1 do Governador Provisório do Sul do Estado, coronel Fontoura Borges do Amaral.
Apesar das dificuldades enfrentadas, Imbituba recuperou sua autonomia e, em outubro de 1959, por meio de um projeto de lei proposto pelo então Deputado Ruy Hülse, foi oficialmente restabelecido o nome de “Imbituba” após uma breve mudança para “Henrique Lage”. Com uma história marcada pela colonização, lutas e resiliência, o município continua a crescer e se desenvolver como um importante município da região, preservando suas raízes e buscando um futuro próspero para seus habitantes.